top of page

EVENTO ESTADUAL REFORÇA A IMPORTÂNCIA DE CACHOEIRAS DE MACACU PARA A BIODIVERSIDADE FLUMINENSE

Aconteceu na última terça-feira (30), no Parque da Cidade (Sede da APA Macacu), o evento estadual para celebração do “Dia da Mata Atlântica”. No encontro foram discutidos vários temas voltados a preservação do meio ambiente em especial a Mata Atlântica. O evento contou com a presença do Vice-Governador do RJ e Secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) Thiago Pampolha; do Prefeito Rafael Miranda; do Presidente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Phillipe Campello; a Presidente da Fundação SOS Mata Atlântica, Márcia Hirota; e do Gerente de Projetos da Fundação Grupo Boticário, Thiago Valente.

Dentre os temas abordados no evento, destacamos a discussão da visão de futuro para a Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro, a restauração florestal e o programa florestas do amanhã e foram lançadas diversas iniciativas como o lançamento do portal da restauração florestal fluminense, o lançamento do edital de seleção de projetos de restauração do programa florestas do amanhã, lançamento do catálogo das unidades de conservação municipais, lançamento do programa “conhecer para conservar” e foi celebrado o acordo de cooperação técnica entre o INEA e o Instituto Ação Socioambiental (ASA) para ações conjuntas de educação ambiental, conservação e monitoramento da biodiversidade, restauração florestal e reintrodução de fauna nos municípios de Cachoeiras de Macacu, Magé, Guapimirim, Itaboraí e Maricá.

“A realização deste evento em Cachoeiras de Macacu é muito significativa e relevante, pois o município é o líder em ICMS Ecológico, tem o maior percentual de mata atlântica preservada do Estado e suas riquezas hídricas são imensuráveis. Estamos vivendo outro momento na história do município que há poucos anos estávamos praticamente esquecidos e hoje voltamos ao cenário de representatividade no Estado. Agradeço ao Governador Cláudio Castro e ao Vice-Governador Thiago Pampolha pela atenção e carinho com o nosso município”, destacou o Prefeito Rafael Miranda.

O evento ainda contou com plantio de mudas nativas na APA do Macacu, visita técnica de área em restauração do Programa Florestas do Amanhã na Fazenda do Carmo/AMBEV e visita técnica sobre reintrodução e monitoramento de antas (RPPN Reserva Ecológica de Guapiaçu / Parque Estadual dos Três Picos).

Estiveram presentes no evento a Vice-Prefeita Drª Patrícia Coelho Duarte; o Prefeito do município de Tanguá Rodrigo Medeiros; o Secretário Municipal do Ambiente Loir Gonçalves; representantes da Reserva Ecológica do Guapiaçu (REGUA) e Instituto ASA – Ação Socioambiental; representantes do INEA e da SEAS; além dos vereadores Alexandre Didico, Darciléia Ulerisch, Fabrício Português, Ivan Dionísio, Lucas Stutz, Neizinho do Posto e Vinícius Romero.

Clique no link para ver todas as fotos do evento: https://photos.app.goo.gl/RtPcfepBwVYPNmFS9

Prefeitura de Cachoeiras de Macacu #MaisPertodeVocê


Commentaires


bottom of page