top of page

PREFEITURA DE CACHOEIRAS DE MACACU E UFF LANÇAM “ATLAS MACACU”

Foi lançado na noite dessa terça-feira (30), no Auditório da Prefeitura, o “Atlas Macacu” uma grande ferramenta de estudos e pesquisa sobre a geografia de Cachoeiras de Macacu. O documento é um marco histórico e inédito para o município onde os alunos da cidade poderão ter, pela primeira vez na história, contato com estudos detalhados da geografia cachoeirense.

“Quando estudava sonhava em ter acesso a informações geográficas mais detalhadas da nossa cidade, mas isso nunca foi possível, tínhamos apenas referências da capital, do estado ou do país. Esse Atlas é um documento de estudos que será muito importante para a educação do município e o autoconhecimento da nossa própria história. Estou muito feliz com este Atlas que está muito bonito e cheio de detalhes da nossa Cachoeiras de Macacu. Parabéns a todos os 39 profissionais que trabalharam para a confecção deste documento, em especial parabenizo ao servidor Luiz Fernando Závoli pelo empenho em realizar esse trabalho desde 2021 e agradeço ao professor da UFF Dr Daniel Roberti. Agradeço a toda a equipe da Secretaria Municipal de Planejamento, Habitação e Geoprocessamento; a Secretaria Municipal de Educação; a Fundação Macatur e a Universidade Federal Fluminense pela parceria nesse projeto”, disse o Prefeito Rafael Miranda.

O atlas será distribuído nesse primeiro momento para as escolas municipais. O documento possui cinco unidades temáticas, em 16 capítulos e 108 páginas com 29 mapas cuja cartografia é totalmente autoral, além disso, o Atlas compila alguns dados primários e secundários, de modo a reunir o máximo de informações históricas. Possui codificação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em cada capítulo, tem linguagem acessível, sua confecção contou com a participação de professores locais, a sua produção foi orientada por demandas propostas pela rede municipal, criação de site do projeto, disponibilização de QR Codes para acesso às pastas temáticas do site e vídeos de apresentação do Atlas e das unidades temáticas.

A confecção do Atlas contou com a participação de cinco (5) universidades federais e privadas mais o Departamento de Recursos Minerais do Estado (DRM-RJ), participação de cinco (5) secretarias municipais trabalhando de forma integrada, além da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC) e outras instituições federais de pesquisa como o IBGE e a EMBRAPA.

O lançamento contou com a presença da Vice-Prefeita Drª Patrícia Coelho Duarte; da Secretária Municipal de Planejamento, Geoprocessamento e Habitação, Ana Maria Moraes Bousquet Neto; do Secretário Municipal de Educação, Osório de Souza; do Presidente da Fundação Macatur, Paulo Schiavo; do Chefe de Departamento de Geografia e Políticas Públicas do Instituto de Educação da UFF de Angra dos Reis (RJ), Professor André Luiz de Jesus Rodrigues, além de diversos colaboradores do projeto e autoridades municipais.

Prefeitura de Cachoeiras de Macacu #MaisPertodeVocê


Comentarios


bottom of page