top of page

SECRETARIA DE SAÚDE DIVULGA RELATÓRIO COM DADOS DE VIOLÊNCIA EM 2022 NO MUNICÍPIO

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Programa Doenças e Agravos não Transmissíveis (DANT) da Vigilância em Saúde, divulgou na última quarta-feira (25) o relatório com os dados de violência no município em 2022. Ao todo foram registrados 410 casos de violência: sendo 308 no setor de urgência e emergência da rede municipal de saúde, 57 na Secretaria de Assistência Social (Semas) e 45 na SMS.


O levantamento detalha muitas informações acerca das violências que ocorreram na cidade em 2023 como tipo de violência, sexo, raça/cor, idade, bairros. O tipo de violência mais comum foi o de agressão física, seguida pela violência psicológica/moral e o terceiro tipo mais comum foi a violência autoprovocada.


As mulheres foram as que mais sofreram violência com 63,1% dos casos, as pessoas de pele parda representaram 48,5% dos registros; a faixa de idade entre 30 e 59 anos foi a que mais teve casos de violência com 44,2% dos registros e crianças e menores de 18 anos representaram mais de 25% dos registros. Os moradores das localidades de Papucaia, Japuíba e Boa Vista foram os que mais registraram algum caso de violência com mais de 170 notificações.


Desde o ano de 2011 a notificação de violência tornou-se compulsória, para todos os profissionais de saúde de instituições públicas ou privadas para casos suspeitos e/ou confirmados de violência. Destacamos que a notificação de alguma violência não é denúncia. O DANT trabalha na compreensão dos casos visando garantir toda a atenção e direitos de pessoas em situação de violência, o trabalho é feito de maneira estratégica para o fortalecimento da vigilância e da rede de atenção e proteção.


O Governo Municipal continuará trabalhando fortemente com as políticas e campanhas contra qualquer tipo de violência em Cachoeiras de Macacu.


Prefeitura de Cachoeiras de Macacu #MaisPertodeVocê





Comments


bottom of page